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Semana de “Fraud Awareness” 2019

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15 November 2019

Escrito por
Marta Alvarez

Global Marketing Executive

Esta semana é Semana Internacional de Conscientização sobre Fraudes e queremos aproveitar esta oportunidade para manter nossos clientes informados.

D
e acordo com a Action Fraud, o “National Fraud and Cyber ​​Crime Reporting Centre” no Reino Unido, uma em cada quatro pequenas empresas é vítima de fraude e existe um prejuízo estimado de £ 18,9 biliões para as PME no Reino Unido. É um número impressionante e, dependendo o tipo de prejuízo, é potencialmente catastrófico para as pequenas empresas.

Está claro que a fraude é uma ameaça crescente para as PME, portanto, queremos destacar algumas informações úteis e estratégias de prevenção:

Como operam online os fraudulentos

Os fraudulentos são furtivos. Estão constantemente a utilizar novas maneiras de cometer fraudes on-line e a melhorar as suas técnicas por meio de esquemas como Phishing, Spoofing ou Engenharia Social.

Os fraudulentos utilizam como ferramenta de trabalho a dark web – um sítio da internet onde criminosos podem interagir sem serem rastreados. É aqui que compram e vendem dados e partilham informações sobre como cometer fraudes, quais ferramentas usar etc.

Prevenção de Fraude

Não confie em estranhos: os fraudulentos geralmente fingem ser alguém de uma profissão confiável, como polícia, uma ONG ou um funcionário do seu banco. Essas pessoas nunca pedem informações confidenciais, como passwords, e se o fizerem, desconfie de imediato.

Mantenha a sua tecnologia atualizada: os computadores são um alvo popular dos fraudulentos. Podem criar sites que contenham algum código malicioso e e-mails com vírus anexados na tentativa de roubar detalhes importantes. O download do software antivírus mais recente e o uso de um sistema operacional atualizado impedirão a maioria desses ataques.

Pedidos para transferir dinheiro: uma organização genuína nunca entrará em contacto do nada para solicitar a sua password ou transferir dinheiro para outra conta. Forneça apenas os seus dados pessoais ou financeiros para usar um serviço que tenha autorizado, em que confia e que espera ser contatado.

Pagamento adiantado: os fraudulentos geralmente pedem o seu dinheiro rapidamente, para que possam fazer uma saída rápida. Uma maneira de fazer isso é pedir dinheiro antecipadamente às pessoas. Se alguém tem pressa para que o pagamento seja feito, pense duas vezes antes de aceitar.

Passwords: é recomendável usar passwords diferentes sempre que criar uma conta online. Usar uma única password significa que, se um fraudulento tiver acesso a uma conta fica com acesso a todas as contas. Se tiver problemas para recordar as suas passwords, use uma ferramenta de gestão como lastpass.

E-mails não solicitados: clique apenas em links ou abra anexos de remetentes confiáveis.

Wi-Fi seguro: verifique se a rede que você está a usar é segura antes de fazer transações financeiras.

O que fazer se for vítima de fraude:

Reportar a Action Fraud
Contacte-nos para: fraud@ebury.com 

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