Fraude – O que observar em 2022

( Tempo de leitura: 5 minutos )

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31 Janeiro 2022

Escrito por
Sharon Thiart

Fraud Manager na Ebury

Entrando em 2022, apresentamos um resumo das tendências atuais de fraude, o que aprendemos em 2021, e o que procurar em 2022 para o manter a si e ao seu dinheiro seguros.

A
viso – Golpe de Identidade da Ebury: em Janeiro, observamos relatos de pessoas a fazerem-se passar pela Ebury na tentativa de obter informações confidenciais dos nossos clientes.

Num dos esquemas, alguns dos nossos clientes receberam um código ou senha de utilização única, seguido de uma chamada que falsificava o número do escritório da Ebury no Reino Unido. De seguida, a pessoa que estava a cometer a fraude por chamada solicitou o código que tinha sido enviado via texto.

Se alguma vez receber uma mensagem ou chamada desta natureza, alertamos para que desligue de imediato e bloqueie o remetente. A Ebury nunca solicita informações confidenciais, como uma senha de utilização única, por telefone.

Fraude de pagamento autorizado (push)

Em 2021, foi amplamente reconhecido que a fraude de transferência bancária era a fraude mais recorrente, com as perdas por fraude deste tipo a aumentar 71% no primeiro semestre de 2021, no Reino Unido. Na Ebury, é também esta a tipologia de fraude mais comum, em que as causas principais são:

  1. Hack de e-mail.
    O endereço de e-mail de um fornecedor é hackeado sem o conhecimento do nosso cliente. O nosso cliente recebe novos dados bancários para pagar, levando-o a realizar o pagamento para a conta da pessoa fraudulenta.
  2. Fraudes de e-mail.
    A pessoa que está a cometer a fraude cria uma versão falsa do endereço de e-mail do fornecedor verdadeiro e envia um e-mail ao nosso cliente com novos dados bancários quando algum pagamento está em falta. O nosso cliente não percebe que o endereço de e-mail mudou e efetua o pagamento.
  3. Golpes.
    Um cliente é vítima de um golpe de compra, transferindo dinheiro para mercadorias que nunca chegam. A pessoa que criou o golpe pode ter criado um site com aparência legítima para facilitar a fraude.
Alertas de fraude de aplicativos

Um fornecedor já existente altera de forma inesperada os seus dados de pagamento antes do vencimento de uma fatura:

  • Especialmente se a nova conta bancária estiver localizada num país diferente do fornecedor;
  • Especialmente se a nova conta bancária for mantida num nome diferente ou for uma conta pessoal;
  • Especialmente se o fornecedor indicar um motivo estranho para a alteração dos dados bancários, como “a nossa conta bancária habitual está sob auditoria”;
  • Um fornecedor existente expressa urgência indevida para enviar um pagamento, ou existem erros de ortografia ou uma mudança de tom nos seus e-mails;
  • Um fornecedor existente envia um e-mail de um endereço de e-mail diferente ou ligeiramente diferente (ou seja, @fornecedor.com vs @foornecedor.com);
  • Um novo fornecedor tem um site recém-criado, que pode estar em manutenção ou em construção, ou tem muito pouca presença quando pesquisado online;
  • Um novo fornecedor tem comunicação negativa quando pesquisado online, como avaliações de ‘fraude’.

Tendências de fraude em 2022: o que esperar

Para a maioria das pessoas, um ano novo representa novas oportunidades e uma chance de recomeçar. No entanto, é de esperar que quem comete fraude utilize golpes e técnicas antigas. Isto inclui tudo, desde esquemas de enriquecimento rápido a golpes através de criptomoedas ou fraudes de desvio de pagamentos.

  • Aumento de fraude na aquisição de contas e de pagamentos autorizados por push via engenharia social. É improvável que indivíduos e empresas voltem às suas práticas bancárias pré-pandemia. O resultado é um aumento nas interações digitais e um acréscimo dos alvos para quem comete fraude poder atacar.
  • Criminosos estudam as suas vítimas e fingem ser quem não são. Medidas de segurança online mais eficazes não impedem necessariamente os criminosos. As pessoas que cometem fraude adaptam os seus esquemas para conseguirem aceder a uma conta e transferir rapidamente dinheiro, adaptam-se de forma a conseguirem rastrear transações online das vítimas em busca de padrões.
  • IoT (Smart Internet of Things) abre novas oportunidades de fraude. A maioria dos consumidores tem várias contas tradicionais e uma série de contas digitais como PayPal, Venmo ou até WhatsApp em algumas regiões. Muitos dispositivos inteligentes conectados à Internet (IoT), como o Alexa da Amazon ou o Google Home, podem enviar dinheiro usando apenas comandos de voz.
  • Golpes de investimento em criptomoeda. Há que ter cuidado com os anúncios nas redes sociais, pois essa é uma tática muito utilizada pelos criminosos. Eles costumam utilizar uma fotografia de uma celebridade conhecida ou influencer com depoimentos falsos, fazendo-se passar por uma empresa de investimento ou por um produto. Também é comum a promessa de altos retornos em um curto espaço de tempo.
  • Fraude de desvio de fundos. A fraude de desvio de fundos envolve um crime que intercepta pagamentos ou a criação/alteração de faturas para desviar dinheiro para contas bancárias sob o controle de quem comete a fraude. No caso do ataque a empresas, o golpe pode passar por fingir ser um fornecedor genuíno enviando um e-mail com a informação de que os seus dados utilizados no passado foram alterados para uma determinada conta bancária para futuros pagamentos.

Se notar atividade suspeita em uma conta sua ou se tiver sido vítima de fraude, envie um e-mail para [email protected].

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