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Como reconhecer uma fraude
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20 Outubro 2020
Fraud Manager na Ebury
Na Ebury, assistimos muitas vezes clientes a serem vítimas de fraudes. Como estes esquemas podem ser difíceis de reconhecer, queremos alertar para estes perigos de forma a ajudar a manter os nossos clientes seguros.
- anúncios de máscaras faciais ou equipamentos médicos a preços elevados
- e-mails ou sms com remetente do Governo
- e-mails que oferecem seguro de vida contra o coronavírus
- pessoas que pedem dinheiro para caridade
Se receber e-mails ou mensagens de texto sobre o coronavírus de alguém que não conhece, ou de um endereço de e-mail fora do comum, não clique em nenhum link nem compre nada.
Não dê dinheiro ou dados pessoais a alguém que não conhece ou não confia – por exemplo, alguém que bate à porta e se oferece para ajudar.
Pode ser uma fraude se:
- parece bom demais para ser verdade – por exemplo, umas férias que são muito mais baratas do que esperava
- alguém que não conhece entra em contato consigo inesperadamente
- foi-lhe pedido para transferir dinheiro rapidamente
- foi-lhe pedido para realizar um pagamento de uma forma fora do comum
- foi-lhe pedido para fornecer informações pessoais, como senhas ou PINs
- não recebeu uma confirmação por escrito do que foi acordado
Proteja-se online
Se estiver a realizar uma compra num site que nunca usou antes, verifique o site antes de comprar. Comece por ler os seus termos e condições. O endereço da empresa deve ter o nome de uma rua e não apenas uma caixa postal.
Verifique o que as pessoas dizem sobre a empresa. Vale a pena procurar avaliações em diferentes sites – não confie nas avaliações que a empresa colocou no seu próprio site.
Não confie ao ver um cadeado na barra de endereço do seu browser pois isso não garante que está a comprar numa empresa real.
Torne as suas contas online seguras
Certifique-se que utiliza uma password forte para as suas contas de e-mail e que não a utiliza em nenhum outro lugar.
Alguns sites permitem que adicione uma segunda etapa ao fazer login na sua conta, a “autenticação de dois fatores”. Isto torna mais difícil para os criminosos acederem às suas contas.
Se detectar atividades suspeitas na sua conta ou se tiver sido vítima de fraude, envie um e-mail para [email protected].
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